(16) 99963-6036
quinta, 29 de maio de 2025
Itirapina

Broa terá 3ª etapa do Campeonato Paulista Off Road no dia 14 de junho

A disputa deve envolver cerca de 40 veículos com tração 4 X 4 entre SUVs e jipes modernos com a participação direta de aproximadamente 150 pessoas; evento deve movimentar entre R$ 200 e R$ 300 mil

26 Mai 2025 - 15h39Por Marco Rogério
Veículos de off road: O percurso envolve 8 estradas rurais num trecho de 120 quilômetros entre a orla da Represa do Broa e áreas de reflorestamento - Crédito: Lipe NascimentoVeículos de off road: O percurso envolve 8 estradas rurais num trecho de 120 quilômetros entre a orla da Represa do Broa e áreas de reflorestamento - Crédito: Lipe Nascimento

No dia 14 de junho, a partir das 9h, pilotos e navegadores vão desafiar terrenos incríveis com largada na deslumbrante Represa do Broa, em Itirapina, na a 3ª etapa do Campeonato Paulista Off Road. A largada e chegada serão na Represa do Broa. 

A disputa deve envolver cerca de 40 veículos com tração 4 X 4 entre SUVs e jipes modernos com a participação direta de aproximadamente 150 pessoas.  A prova faz parte do Campeonato Paulista Off Road, que é realizado pela Associação Brasileira de Automobilismo Fora de Estrada e supervisionado pela FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo.

O campeonato contará com participantes de oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  

A prova é de regularidade. Cada um dos competidores tem um tempo exato para percorrer determinado percurso. A checagem da performance dos veículos será realizada por satélite, via GPS. Assim, a cada décimo de segundo que o veículo ar fora do previsto pelo regulamento da regularidade, ele perde um ponto. Assim, quem perder menos pontos até o fim do percurso será o vencedor da disputa.

Haverá prêmios para quem chegar do primeiro ao quinto lugar de cada categoria nas categorias Super Master, Graduados, Turismo e Turismo light. 
O diretor de prova, Clayton Prado, afirma que o maior desafio dos competidores é manter a média de velocidade durante toda a prova. “Teremos 200 pontos de controle dos competidores, mas eles não sabem onde eles estarão. A aferição da velocidade será realizada o tempo todo. Faço estas provas há 23 anos e o desafio é interessante”, destaca ele. 

O percurso envolve 8 estradas rurais num trecho de 120 quilômetros entre a orla da Represa do Broa até áreas de reflorestamento na zona rural. A velocidade máxima é de 60 quilômetros por hora. A previsão é que a prova dure entre 4h a 4h30, devendo começar às 9h e terminar até aproximadamente 13h30. 

A diversidade marca os competidores. O piloto tem que ter acima de 18 anos e navegadores tem que ter mais de 16 anos. Existem algumas duplas com competidores com idade acima de 70 anos. Trinta por cento dos competidores são mulheres. Vários casais participarão da competição. O evento conta com o apoio da APIB (Associação de Proprietários de Imóveis do Broa) e da Prefeitura de Itirapina. 

A Secretaria de Prova e o briefing oficial ocorrerão no dia 13 de junho, no Hotel Nacional Inn São Carlos. O município de São Carlos receberá a etapa do Paulista de Off Road no dia 13 de dezembro. 

Inscrições abertas no App do Paulista Off Road ou pelo e-mail:
[email protected]
 

Leia Também

Últimas Notícias